As Escolioses

Livro: As Escolioses - seu tratamento fisioterapêutico e ortopédico

Autor: Philippe Souchard

1a Edição

ISBN 85-88062-02-X; Tamanho: 25 cm x 18,5 cm; 240 páginas

O livro As Escolioses, dos fisioterapeutas Philippe Souchard e Marc Ollier, foi lançado em première mundial no Brasil. A Editora É Realizações ganhou esta corrida em relação aos doze países nos quais Philippe Souchard dá cursos regulares de RPG.

Trata-se de um extenso trabalho sobre uma das mais graves alterações da coluna vertebral - a escoliose - uma deformação tridimensional que muitas vezes começa de maneira sorrateira, tornando-se aparente, pelas alterações posturais que traz consigo, já em processo adiantado de evolução.

As Escolioses tem uma apresentação especial: na primeira parte, Philippe Souchard descreve a biomecânica da escoliose, quais os elementos que desalinham a coluna vertebral e, sobretudo, como corrigi-la com tratamento fisioterapêutico, mostrando a abordagem do método de Reeducação Postural Global (RPG), que obtém excelentes resultados sobre esta alteração. Na segunda parte, Marc Ollier, com mais de trinta anos de experiência na confecção de coletes e aparelhos para o realinhamento postural, mostra um panorama do que é feito atualmente nos grandes centros europeus dedicados à reabilitação de crianças e adolescentes com escoliose.

Esta obra está organizada para servir como livro de consulta. Produzido em papel couché, todo o texto é acompanhado de fotos de radiografias, desenhos explicativos, fotos de pacientes exemplificando as alterações e modelos de aparelhos usados em diversas partes do mundo na recuperação deste distúrbio da coluna vertebral. Aparece também uma seqüência de fotos de Philippe Souchard fazendo uma das coisas que mais gosta: tratar um paciente. Os desenhos são muito claros, os traços nítidos e as cores auxiliam na compreensão do que está sendo exposto.

Esta é uma obra fundamental para todos os que se preocupam com a escoliose. Foi calcada na experiência desses dois seríssimos profissionais, em seus resultados, dúvidas e superações. E um importante instrumento para todos aqueles que se dedicam à recuperação dessa enfermidade. Mesmo o estudante, que ainda não está familiarizado com a matéria, não encontrará dificuldade em seguir esta verdadeira aula impressa sobre tão grave acometimento.

As Escolioses representa um grande avanço no campo da fisioterapia, ortopedia e reabilitação. Vale conferir.

Angela Bushatsky - Fisioterapeuta, Professora de Cinesioterapia na Faculdade de Fisioterapia da Uniban, Mestranda em Ciências da Reabilitação Neuromotora na Uniban

São Paulo, editora É Realizações, 2001