RPG Souchard

RPG Souchard


O que é RPG?

A Reeducação Postural Global, mais frequentemente designada por suas iniciais RPG, é um método original e revolucionário nascido da obra "O Campo Fechado", publicada por Philippe Emmanuel Souchard em 1981, na França, após quinze anos de pesquisas no domínio da biomecânica.

É preciso saber que mais de 150 experimentações e pesquisas já foram publicadas sobre o método, em diferentes países, sendo também apresentado em conferências em mais de 18 países.

postura de RPG Souchard
postura de RPG Souchard

Sobre o curso de RPG

De forma regular, a RPG é ministrada a fisioterapeutas em Saint-Mont, na França (departamento do Gers), e em outros 17 países, entre os quais o Brasil tem posição destacada.

Os cursos são assegurados em parte pelo criador do método, Philippe Souchard, assitido por 54 professores-adjuntos e monitores especialmente formados.

Philippe Souchard no VII Congresso de RPG em Buenos Aires

Mais de 22.000 fisioterapeutas no mundo já foram formados no método.

Atualmente, os cursos de RPG estão se tornando cada vez mais universitários, como o master na Universidade de ROMA Tor Vergata e os associados à Université de Montréal (CANADÁ), à École de Physiothérapie du Parnasse (BRUXELAS), à Universidad Maimónides (BUENOS AIRES), à Universidad del Gran Rosario (ARGENTINA), à Universidad Rey Juan Carlos (MADRID) e à Universidade do Vale do Paraíba (CEARÁ).

Visando preservar a originalidade, a integridade e a qualidade do ensino do método, a marca RPG foi objeto de registro no INPI:

  • Na França em 31 de julho de 1984
  • A nível internacional em 13 de julho de 1995
  • No Brasil em 21 de dezembro de 1999

Em que a RPG Souchard é original?

O princípio fundamental da RPG é a revalorização do papel da função estática, já que dela depende nosso equilíbrio, nossa morfologia, em uma palavra, nossa postura.

Fisiologicamente ou patologicamente, os músculos da estática se encurtam, deformam nosso corpo, comprimem as articulações, criando assim as lesões dolorosas de ordem mecânica.

A primeira originalidade do método é, portanto, corrigir esses encurtamentos, responsáveis pela alteração da postura corporal e pelas lesões articulares.

Em RPG, a função estática é tão importante quanto a função dinâmica.

A segunda originalidade fundamental é que, para assegurar nosso equilíbrio ou nossos gestos, nossos músculos agem de forma sinérgica, criando assim cadeias de coordenação neuromuscular. O alongamento de um músculo ou de um grupo muscular cria obrigatoriamente compensações, obrigando a uma colocação em tensão global.

A localização das retrações musculares e das patologias articulares é, claro, pessoal e depende muito das atividades repetitivas.

Sistemas Integrados de Coordenação Neuro-Muscular (SICONEM)

O que trata a RPG?

A RPG trata todas as patologias que requerem fisioterapia: problemas morfológicos e de postura, lesões dolorosas articulares (muito frequentes no nível da coluna vertebral), sequelas de afecções respiratórias, reeducações pós-traumáticas, sequelas de patologias neurológicas, problemas do pavimento pélvico. Também é aplicada ao esporte.

O tratamento alonga e reequilibra os músculos e libera as articulações, de forma muito progressiva e com a participação ativa do paciente.

As consultas duram cerca de 1 hora, são individuais e personalizadas. A RPG se aplica, portanto, a qualquer idade e, também, aos pacientes mais frágeis.

Pacientes mais frágeis na RPG Souchard

SGA - Stretching Global Ativo

Philippe Souchard também criou, em 1993, o Stretching Global Ativo - SGA, a partir de dois livros.

Consiste em autoposturas derivadas diretamente da RPG e destinadas à prevenção, manutenção e recuperação de atletas.

Com o tempo e de acordo com as necessidades, essas autoposturas foram refinadas e enriquecidas, sendo hoje também indispensáveis no mundo do trabalho.

O SGA se beneficia de um ensino específico e essencialmente prático fornecido por professores assistentes de RPG especialmente treinados.

Ricardo Regi aplicando SGA no time brasileiro de vôlei nas Olimpíadas Pequim

A RPG Souchard no mundo

Fotos de Philippe Souchard sendo entrevistado por Adriane Galisteu no programa "Charme" do dia 14 de junho de 2005

Philippe Souchard sendo entrevistado por Adriane Galisteu
Philippe Souchard sendo entrevistado por Adriane Galisteu

Vídeos da entrevista de Souchard no programa Jô Soares Onze e Meia

Para leigos

Para profissionais da área